quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Estas são algumas bandas da cidade, algumas já não existem mais, como o Eternal Devastation, que foi a primeira banda de Metal da região marajoara, - e também as bandas Farpas e Symphony of Tragedy. O importante é que todas colaboraram para o cenário Metal/Rocker marajoara, com seus ensaios e apresentações em eventos, que ficarão para sempre nas mentes dos simpatizantes desse estilo em Portel. Além disso, outras bandas e projetos musicais estão surgindo na cidade, que serão impulsionados pela CULTROCK, que terá papel considerável no processo embrionário de cada banda, isto é, desde a formação de músicos e estrutura para ensaio, até a gravação, divulgação e apresentação do grupo nos eventos da Associação e outros.
























































quarta-feira, 16 de setembro de 2009



ENTREVISTA COM ANTÔNIO ROLDÃO DO SELO KILL AGAIN RECORDS/DF NO PORTHELL METAL FEST II Portel/Pa – 11.08.2005

CEREMONIAL PRODS.: Saudações guerreiro Rolldão!!!!! Enfim deu pra cair na estrada aqui pelo Norte e Nordeste, né cara?!?!? E além disso, com uma banda do teu cast, o que certamente é mais fudido ainda...
ROLDÃO: Saudações Tarzan, Marlyson, Frank, Eva e a todos da Ceremonial Prods., assim como Bruno Lobo, Alexandre, Canibal e todos do programa Metal Mutilation, e ainda aos irmãos Headbangers de Portel!!!!
Pois é, enfim fiz a minha primeira tour em suas terras. Esta minha primeira viagem ao Norte do País se deu justamente para eu retribuir todo o apoio que sempre os apoiadores do Underground de Belém deram e dão aos meus projetos (Metal Blood Mag. e Kill Again Records ) dedicados ao nossa cena. Conhecer Belém e Portel foi uma incrível experiência para mim, agora junto com o Violator, realmente é algo sensacional, pois como vocês devem ter percebido, todos da banda são humildes e simples, algo que estimo muito em uma banda, principalmente uma banda como Violator, feita por amigos.

CEREMONIAL PRODS.: E a cena paraense? Deu pra conhecer uma parte importante dela, né??? Pelo que pudemos comprovar, deu pra consumir alguns litros de cerveja a mais (risos!!!!)... lembra do holocausto de latinhas na viajem de ida e volta no barco pra Portel????
ROLDÃO: Sim, deu para eu ter certeza de que a cena no Pará está muito forte, e não foi nenhuma novidade para mim, pois acompanho desde muito tempo as novidades por ai, mesmo que de longe, fico muito satisfeito por isso e espero que continue forte sempre!!
Puta que o pariu, realmente foi uma devastação de latinhas na viagem de Belém para Portel e vice-versa, uma cervejada magistral com vocês da Ceremonial (Frank e Tarzan), junto com os irmãos do Warpath - Danilo “Felino”, Márcio (cachaceiro Maldito) e William - jamais esquecerei daquela viagem, tanto que cheguei a Belém sem voz, rouco de tanta cerveja, foi pura matança em forma de liquido!! Beer Till Death!!!

CEREMONIAL PRODS.: O que vc comprovou das bandas, produtoras e público nas duas datas no Pará?
ROLDÃO: Olha, realizei vários sonhos de uma só vez no Pará, conheci grandes amigos de longa data como o pessoal do Morfeus, que fizeram um ensaio em homenagem ao Metal Blood, conheci muitos irmãos que só conhecia por carta, como o Erik Frank (Estrépitos Prods.), Samir (Crush the Cross Zine), Master Nocturnal (Eternal Darkness), Rato (Disgrace and Terror), André “Bocão”, o pessoal do Retaliatory, entre outros. Quanto as bandas, pude ver ensaios de Morfeus, Disgrace and Terror, Anubis e Eternal Darkness. Agora o que não sai da minha mente foram os shows devastadores que pude presenciar de Warpath (em Portel), Retaliatory (em Belém, no mesmo dia do Violator) e Eternal Darkness (no bar The Jack). Quanto às produtoras, tanto a Ceremonial quanto a Leprosys estão de parabéns por desenvolverem um grande e árduo trabalho para manter a cena paraense abastecida com shows matadores. Pude conferir nas duas cidades o profissionalismo e dedicação que ambas as produtoras tiveram para que desse tudo certo nos eventos. E espero que continuem nesta incessante luta. Já o público é o que mais me impressionou nas duas cidades, selvageria total com moshs e slam dancer, total Headbanging!!! Nota 10 para os maníacos de Portel e Belém!!!

CEREMONIAL PRODS.: Quando sairá o próximo número do Metal Blood? Qual lançamento está na agulha pela Kill Again?
ROLDÃO: Olha, estou trabalhando arduamente para que a próxima edição do Metal Blood saia até o dia 15 de Novembro deste ano.
Quanto a Kill Again Records, seu próximo lançamento será o debut CD da banda de Death Metal, de Fortaleza, Revel Decay.

CEREMONIAL PRODS.: Não cansaremos de falar que foi um momento realmente “foda” para nós essa passagem de vocês aqui... acreditamos que nós, organizadores do PortHell, conseguimos, apesar de todas as dificuldades, darmos conta do recado!!! Um forte abraço... até uma próxima cara!!!!
ROLDÃO: Saiba que para nós (Rolldão e Violator), nossa passagem por Belém e Portel foi algo que jamais esqueceremos, pois conhecemos novos e sinceros irmãos de nossa cena, algo que levaremos para sempre até o fim de nossas vidas. E saibam também que estamos na torcida para que tanto o festival Porthell, assim como a cena de Portel cresça e prospere dentro do cenário regional e nacional, pois força de vontade e principalmente garra, tanto os produtores como os Metalheads de Portel têm de sobra.
Um grandioso abraço a vocês organizadores do Porthell e saibam que quando houver outra oportunidade estaremos mais uma vez por ai compartilhando esta paixão que é o Metal, algo que está eternamente cravado em nossos corações. Muito obrigado por todo o apoio e força. E conte conosco no que pudermos ajudar, pois vocês merecem todo o nosso respeito e apoio. IN UNION WE STAND!!!!

Por Jean Fábio “Tarzan”
ENTREVISTA COM A BANDA VIOLATOR/DF
NO PORTHELL METAL FEST II Portel/PA
11.08.2005


CEREMONIAL PRODS.: Saudações metálicas a todos!!!! Pra iniciar, dá uma geral nessa “gig” que percorreu todo o País.
VIOLATOR: Para finalizar a divulgação do EP Violent Mosh e lançar oficialmente o split Violent War, armamos essas 15 datas por Sampa, Nordeste e Norte do País. Foram 6 semanas fora de casa, tudo no espírito “do-it-yourself”. Todos os shows foram excelentes, muitas surpresas nos aguardaram, como tocar num evento totalmente Hardcore na capital paulista ou ficar hospedado num puteiro em Aracaju! O público de todos os shows foi insano. Um festival de moshs, stage dives e circle pit. Deu pra comprovar que os bangers do Norte/Nordeste são muito fiéis e realmente apóiam bandas, selos e zines do underground! Ou seja, foi uma tour Total Thrasher!!!

CEREMONIAL PRODS.: O que representou para banda essa data em Portel, no PortHell Metal Fest II?
VIOLATOR: Já respondi isso em outras entrevistas e insisto em falar quantas vezes forem necessárias. A viagem e a “gig” em Portel foram as coisas mais incríveis que já aconteceram na história do Violator, pelo menos em minha opinião. É lógico que tocar com o Destruction foi fudido, assim como todas as viagens que a gente já fez. Mas é uma emoção incomparável com a sensação de pegar 20h de barco no meio da Floresta Amazônica e chegar a uma cidade de 40 mil habitantes e conhecer uns Bangers loucos por Thrash! Parabéns pra todos os Headbangers de Portel, foi muito gratificante ser a primeira banda de outro Estado a tocar e ajudar essa cena que está nascendo! Em Portel, dava pra sentir aquele espírito de paixão pelo metal, bem típico dos 80´s e que foi se perdendo com o tempo. Esperamos voltar em breve! Porthell Rules!!!

CEREMONIAL PRODS.: E como estão os acertos para a possível data no Chile?
VIOLATOR: Nesse final de ano, estamos vendo a possibilidade de descer para o Sul do país, com a possibilidade de tocar ainda no Chile e no Paraguai. Já descemos uma vez para Assunção e pudemos conferir que os thrashers paraguaios são os Reis do Mosh na América! (risos) Mas tudo isso ainda falta ser confirmado, pois tem que conciliar com o trampo, estudos e a gravação do debut.

CEREMONIAL PRODS.: Vocês já têm algo em mente para o próximo lançamento? Podemos esperar a mesma linha sonora ou teremos alguma novidade?
VIOLATOR: Agora no final do ano entramos em estúdio para preparar o debut, finalmente! (risos) Já temos quase todas as músicas prontas, todas na mesma linha sonora! Esse negócio de inovação não é com a gente não! (risos) É lógico que ocorreu uma evolução técnica e de composição, mas acho que isso só contribui para fazermos músicas ainda mais rápidas, e ainda mais thrashers!!! Além disso, ainda existem uma série de projetos de splits e compactos 7’, que se saírem das gavetas serão total destruição!!!

CEREMONIAL PRODS.: Finalizando, nós do Ceremonial e Metal Mutilation deixamos aqui que foi uma satisfação muito fudida termos tido essa oportunidade de cairmos juntos com vocês na estrada...
VIOLATOR: A satisfação foi toda nossa! Ceremonial e Metal Mutilation são irmãos que nunca vamos nos esquecer! Espero que possamos armar mais dessas “gigs” insanas por aí! Obrigado a vocês que apóiam o verdadeiro espírito Underground e não vêem o metal como comércio! Obrigado a todos os Bangers do Norte do país, parabéns por construírem a cena mais fudida do Brasil! Keep Moshin’!!! Total Thrash Maniacs till Death!!!
Jean Fábio "Tarzan"




O Programa musical de Rock/Heavy Metal, METAL MUTILATION foi ao ar, durante dois anos, transmitido pela Rádio Comunitária Arucará FM, levando ao público em geral da cidade o conhecimento da cultura do rock.
Este foi o segundo programa do gênero em Portel, sendo, mais precisamente, uma espécie de continuação do precursor COMANDO METAL, que foi ar ao no período de novembro de 1999 a dezembro de 2002 (três anos). Juntos, os dois programas conscientizaram a população no sentido de desmistificar alguns aspectos preestabelecidos do rock em geral, tentando mostrar o Rock como uma forma de comportamento e representação revolucionária de uma cultura universal e, por ser assim, merecendo ter seu espaço na comunidade. Pois, além de existir em Portel muitos apreciadores desse gênero musical, a rádio impulsionou o surgimento de novos Headbangers, uma vez que o programa é muito interessante por levar ao ar a música pesada de uma forma muito agradável, informativa, inteligente e descontraída.
Outro ponto positivo foi o fato do programa ter chamado a atenção de diversos Selos (gravadoras) espalhados pelo Brasil e pelo mundo, que ficaram impressionados com a qualidade do mesmo numa cidade como Portel; e desta forma, algumas gravadoras começaram a apoiar esse projeto, no sentido de enviar materiais de seu cast, como cd´s, promo cd´s, demo cd´s, merchandising, etc. E, em virtude disso, algumas revistas especializadas, de circulação nacional, publicaram anúncios do programa em suas páginas, além de vários fanzines espalhados pelo Brasil.
Todo esse conjunto possibilitou a organização de eventos do gênero em Portel, como é o caso da primeira banda de Metal a se apresentar em Portel no ano de 2000, o Mercy Killing (atual Warpath), no evento HALLOWEEN 2000, bem como, mais tarde, no ano de 2002, o show da primeira banda de metal portelense, o ETERNAL DEVASTATION. Presentemente, chegamos à maturidade, através da organização e realização do evento “carro-chefe” PortHell® MetalFest, que até o momento está em sua 4ª edição, e já trouxe mais de dez (10) grupos de Metal/Rock à cidade, inclusive de outros Estados, como é o caso de DF e MA. E ainda fez surgir músicos locais e, consequentemente, bandas locais, que já tiveram a oportunidade de mostrar seu som para o nosso público e para outros públicos, como é o caso das bandas RUPTURA e DISSECTOR, que já se apresentaram na cidade de Breves. E a banda SKELETUS, que foi destaque em Macapá/AP no evento Underground Extreme Union, no qual participaram as bandas ETERNAL DARKNESS DCLXVI (Banda Principal, Belém/PA), SLOTH (AP), GLADIATOR (AP), BAALZEBOUTH (AP), CERIMÔNIA SOBRIA (AP) e SANGRIA (AP).
Conseqüentemente, surgiram outros eventos relacionados ao Rock em Portel, onde estão inseridos o ANFIROCK, REVEILLON UNDERGROUND, SEU MADRUGA ROCKFEST e ELETRO ROCK e, mais recentemente, o DRINK IN HELL METAL´N´BEER. Entretanto, o somatório de toda essa trajetória, no mínimo, fez da pequena península de Portel uma cidade conhecida nos quatro cantos de nosso Brasil.

MAFS



A cidade de Portel, localizada no Arquipélago de Marajó, tem uma história muito peculiar em relação ao Heavy Metal, pois no final dos 80´s, quando ainda funcionava uma empresa transnacional de compensados e laminados, começou, naturalmente, o fluxo de estrangeiros na cidade, principalmente vindos dos Estados Unidos, onde era a matriz da mesma, Caribe e Ásia. Com isso, começaram a circular alguns K7´s de bandas daquela época na cidade, como Judas Priest, Iron Maiden, Black Sabbath, Scorpions. Isso provavelmente acontecia através da amizade dos visitantes com os habitantes locais, através do trabalho, etc. Portanto, quem já tinha simpatia pelo estilo, ou seja, já ouvia Raul Seixas ou Titãs, por exemplo, já se familiarizava imediatamente. E assim tudo foi se desenvolvendo. E para que a coisa tomasse “corpo” e consciência, a entrada de Rádios Comunitárias no final dos 90´s, colaborou muito pra isso. A pioneira foi a Arucará Fm que, de 1999 a 2002, transmitiu o programa “Comando Metal”, considerado o primeiro programa dedicado exclusivamente ao Heavy Metal e suas vertentes, produzido e apresentado por este que vos escreve, juntamente com a equipe de apoio. Foi aí que veio a primeira banda de Metal à Portel: Mercy Killin´ (atualmente Warpath), juntamente com a banda Rayzon. Isso provocou mais sede ainda nos apreciadores do estilo, que não se conformavam só com aquele show. A banda local Eternal Devastation (Metal Extremo), também colaborou muito para o crescimento do Metal local, inclusive tendo feito uma única apresentação, a qual foi registrada em vídeo. Mas somente cinco anos depois que a realização de um evento maior foi possível; e então foi organizado o “PORTHELL METAL FEST” – organizado, promovido e patrocinado pelo próprio público e Ceremonial Productions, com o maciço apoio do programa “Metal Mutilation”, programa atual do gênero da Rádio Arucará. O mais interessante é que foi feita uma coleta de todos. Isso mesmo! A popular “vaquinha”, para que o evento pudesse acontecer. E assim foi feito. Sem fins lucrativos, apenas com o intuito de fazer acontecer algo que o público não podia mais esperar, algo que aquela cidade, por si só, jamais faria, pois como sabemos, o incentivo para esse tipo de evento é muito difícil; mas a perseverança dos Bangers foi tanta que tudo foi feito e pago: transporte, estadia, alimentação, enfim, fizemos o PortHell Metal Fest acontecer! Logo o evento chamou tanta a atenção de todos, que já se apresentaram mais de 15 bandas de Belém, além de Macapá e até mesmo Brasília, que foi o caso da banda Violator, considerada um dos maiores nomes do Thrash Metal contemporâneo.
MAFS

CULTROCK - Fortalecendo a cultura do Rock´n´Roll na região do Marajó!!



A Associação Cultural do Rock de Portel - CULTROCK, Estado do Pará, foi fundada no dia 26 de junho de 2009, com o intuito de levar o Rock e suas vertentes àqueles que apreciam este estilo musical e também aos curiosos que querem saber mais sobre esta rica cultura musical e até fazer parte dela. Nossa missão é trazer uma escola de música para a cidade, estúdio de ensaio, além de executar projetos e programas sócio-educativos-ambientais, como a promoção de eventos culturais, para resgatar parte dos recursos às comuniades carentes do Município, enriquecendo de informação, educação e cultura os jovens e adultos de Portel e região através da música. Nossa proposta também é instalar um núcleo acervoteca para a exposição permanente de materias relacionados à origem da música e do rock, para que os nossos associados tenham acesso a tudo relacionado à música pesada. Iremos em busca de recursos com Instituições governamentais e não-governamentais para cumprir nossos objetivos. Junte-se a nós, precisamos de seu apoio!