quarta-feira, 16 de setembro de 2009


O Programa musical de Rock/Heavy Metal, METAL MUTILATION foi ao ar, durante dois anos, transmitido pela Rádio Comunitária Arucará FM, levando ao público em geral da cidade o conhecimento da cultura do rock.
Este foi o segundo programa do gênero em Portel, sendo, mais precisamente, uma espécie de continuação do precursor COMANDO METAL, que foi ar ao no período de novembro de 1999 a dezembro de 2002 (três anos). Juntos, os dois programas conscientizaram a população no sentido de desmistificar alguns aspectos preestabelecidos do rock em geral, tentando mostrar o Rock como uma forma de comportamento e representação revolucionária de uma cultura universal e, por ser assim, merecendo ter seu espaço na comunidade. Pois, além de existir em Portel muitos apreciadores desse gênero musical, a rádio impulsionou o surgimento de novos Headbangers, uma vez que o programa é muito interessante por levar ao ar a música pesada de uma forma muito agradável, informativa, inteligente e descontraída.
Outro ponto positivo foi o fato do programa ter chamado a atenção de diversos Selos (gravadoras) espalhados pelo Brasil e pelo mundo, que ficaram impressionados com a qualidade do mesmo numa cidade como Portel; e desta forma, algumas gravadoras começaram a apoiar esse projeto, no sentido de enviar materiais de seu cast, como cd´s, promo cd´s, demo cd´s, merchandising, etc. E, em virtude disso, algumas revistas especializadas, de circulação nacional, publicaram anúncios do programa em suas páginas, além de vários fanzines espalhados pelo Brasil.
Todo esse conjunto possibilitou a organização de eventos do gênero em Portel, como é o caso da primeira banda de Metal a se apresentar em Portel no ano de 2000, o Mercy Killing (atual Warpath), no evento HALLOWEEN 2000, bem como, mais tarde, no ano de 2002, o show da primeira banda de metal portelense, o ETERNAL DEVASTATION. Presentemente, chegamos à maturidade, através da organização e realização do evento “carro-chefe” PortHell® MetalFest, que até o momento está em sua 4ª edição, e já trouxe mais de dez (10) grupos de Metal/Rock à cidade, inclusive de outros Estados, como é o caso de DF e MA. E ainda fez surgir músicos locais e, consequentemente, bandas locais, que já tiveram a oportunidade de mostrar seu som para o nosso público e para outros públicos, como é o caso das bandas RUPTURA e DISSECTOR, que já se apresentaram na cidade de Breves. E a banda SKELETUS, que foi destaque em Macapá/AP no evento Underground Extreme Union, no qual participaram as bandas ETERNAL DARKNESS DCLXVI (Banda Principal, Belém/PA), SLOTH (AP), GLADIATOR (AP), BAALZEBOUTH (AP), CERIMÔNIA SOBRIA (AP) e SANGRIA (AP).
Conseqüentemente, surgiram outros eventos relacionados ao Rock em Portel, onde estão inseridos o ANFIROCK, REVEILLON UNDERGROUND, SEU MADRUGA ROCKFEST e ELETRO ROCK e, mais recentemente, o DRINK IN HELL METAL´N´BEER. Entretanto, o somatório de toda essa trajetória, no mínimo, fez da pequena península de Portel uma cidade conhecida nos quatro cantos de nosso Brasil.

MAFS


Nenhum comentário:

Postar um comentário